top of page

A História Oficial (1985)

sáb., 28 de mar.

|

Casa de Cultura Pedro Wayne

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A vida perfeita de uma professora desmorona ao suspeitar que sua filha adotiva foi roubada de presos políticos. Uma busca pela verdade que expõe a alienação e a cumplicidade da classe média com os horrores da ditadura argentina.

A História Oficial (1985)
A História Oficial (1985)

Data e local

28 de mar. de 2026, 20:00

Casa de Cultura Pedro Wayne, R. Gen. Neto, 16 - Centro, Bagé - RS, 96400-380, Brasil

Programação

Assista ao trailer

A História Oficial (La historia oficial, 1985)

Direção: Luis Puenzo | Argentina | Idioma: Espanhol | Legendas: Português | 112 minutos | Drama | 14 anos


Sessão comentada com Jussara Machado, atriz, produtora cultural e dramaturga, e Maria Angélica, arte-educadora, produtora e artista cênica.


Sinopse:

Buenos Aires, década de 1980. Alicia (Norma Aleandro) é uma conservadora professora de história casada com Roberto (Héctor Alterio) e mãe adotiva da pequena Gaby (Analia Castro). Completamente alheia à realidade argentina, Alicia começa a se dar conta dos acontecimentos recentes quando reencontra Ana (Chunchuna Villafañe), uma velha amiga que acaba de voltar do exílio. Sedenta por respostas, ela decide buscar pistas sobre a misteriosa origem de sua filha.


Sobre as convidadas:

Jussara Machado é atriz, produtora cultural e dramaturga, com atuação contínua em espetáculos teatrais, leituras dramatizadas, performances literárias e projetos de formação cultural. Participou de diversos trabalhos de contação de histórias e leituras interpretativas, além de ações formativas vinculadas a projetos do SESC, como o Cena ao Redor (SESC Paraty/RJ) e iniciativas da Escola Nossa Senhora do Teatro/RJ. Realizou vídeos de encerramento de oficinas culturais, entre eles «Contemplar Urubus» (2020). Atua regularmente no Chárau, evento de leitura e interpretação de letras de músicas e poemas realizado mensalmente na região serrana do Rio de Janeiro. Foi convidada pela companhia internacional ZUUK para atuar no espetáculo Jantar Romântico, apresentado em cidades como Miguel Pereira, Paty do Alferes, Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo (RJ) e Belo Horizonte (MG). Apresentou o espetáculo Fragmentos de um Diálogo Permanente, de autoria e direção de Jorgeh José Ramos, no Ponto de Cultura CPC Gargarullo, onde também atuou como produtora cultural. Exerceu a função de conselheira de Cultura nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes (RJ). Desenvolve leituras interpretativas de obras literárias, com destaque para «O Pária e outros contos» de Vicente Portella, e adaptações de contos de Machado de Assis, como «A Segunda Vida». Participou do filme de média-metragem «A Herança de Fabiana» (ainda inédito) e atualmente prepara o esquete «Uma Carta», também inspirado na obra de Machado de Assis. Atualmente, integra o grupo Contos & Cenas.


Maria Angélica é arte-educadora, produtora e artista cênica, com sólida atuação na interface entre ensino e criação artística. Professora de Arte na rede pública de ensino, desenvolve pesquisa continuada em grupos teatrais da região de Paty do Alferes (RJ). Possui vasta experiência em gestão e formação cultural: coordenou a área de Arte e dirigiu oficinas no Centro Cultural Municipal Maestro José Figueira (Paty do Alferes) e conduziu oficinas de Teatro no Centro de Conspiração Gargarullo (Miguel Pereira/RJ). Na produção cultural, integrou a equipe de diversos festivais na histórica Aldeia de Arcozelo. Atualmente, desenvolve trabalhos de performance e leitura dramática como integrante do grupo Contos & Cenas.

Compartilhe esse evento

bottom of page